2021

JUNTOS em

celebraremos

contaremos

HISTÓRIAS e

nossas

 

  Fazenda Souza  

   O Distrito de Fazenda Souza possui aproximadamente 5.000 mil habitantes, sendo que 42,6% da população está localizada no perímetro urbano e 57,4% localizada na zona rural.
  O Distrito de Fazenda Souza, além da sede administrativa é composto por 15 localidades/comunidades sendo elas: Zona Lise, Zona Giacomet, Zona Sasset, Zona Bolson (Borelli), Zona Thomé, Zona Boff, Zona Bascheira, Zona Carapiaí, Zona Baldasso, São Roque, São Braz, Beviláqua, São José, Santo Homo Bom e Nossa Sra. do Caravaggio da 6ª légua.
  Fazenda Souza é conhecida como a terra dos hortifrutigranjeiros, tendo como a principal atividade o cultivo de frutas, verduras e legumes; principalmente pêssego, ameixa, maçã, caqui, cenoura e beterraba. Possui também grande destaque nas atividades de psicultura (criação de peixes), apicultura (criação de abelhas e produção de mel) e vitivinicultura (cultivo da uva e produção de vinhos).

 

  A Origem da Festa  

  Por volta de 1950 quando Fazenda Souza passou a ser um Distrito e a economia era impulsionada pela agricultura, a comunidade decidiu celebrar e valorizar a importância do agricultor, através da realização de desfiles e festejos na rua principal da comunidade. Esses desfiles e festejos são realizados até os dias atuais, uma herança que carregamos com muito orgulho. 
  Em 1974, o então Sub-Prefeito Adelar Mazzochi resolveu transformar o evento em uma festa com direito a escolha de rainha e princesas, envolvendo todas as comunidades, tornando-se assim a Festa do Colono. Uma herança que carregamos com orgulho ao longo dos tempos, transformando-a em Festa do Agricultor, que é conhecida e esperada por todos os moradores do Distrito atualmente.

 

 

  A Festa  

    A Festa do Agricultor acontece de dois em dois anos, sendo realizada no último final de semana do mês de julho e primeiro final de semana do mês de agosto.
   O agricultor trabalha muito, de sol a sol, e mesmo com os avanços tecnológicos, ainda enfrenta muitas dificuldades. Desta forma, visando destacar a importância do seu trabalho, a Festa do Agricultor quer proporcionar lazer, entretenimento e oportunidade de novos negócios a estes trabalhadores, através de: parque de exposições, desfiles típicos, apresentações artísticas variadas, almoço e café colonial, shows diversos, olimpíadas coloniais e o encontro de fuscas e carros antigos.
   Estas diversas atividades, são focadas nas tradições e cultura da nossa comunidade, tendo como principal foco a cultura italiana. O objetivo é atrair os agricultores e moradores do Distrito e localidades vizinhas e de aproximar a cidade do meio rural, proporcionando lazer,  diversão e entretenimento, para as mais diversas faixas etárias.

   A Festa não possui fins lucrativos e é organizada pela SAFAS - Sociedade Amigos de Fazenda Souza, a qual possui uma comissão formada por voluntários.
    

 

 

Última Edição

      A 10º Festa do Agricultor de Fazenda Souza de 2018 alcançou a meta contabilizando cerca de 57 mil visitantes oriundos de 35 cidades do estado e de outros estados do país como São Paulo e Santa Catarina. Esta edição foi a maior dentre os 12 anos de história, contando com um aumento de 30% no número de expositores.

      A gastronomia foi a estrela do evento, servindo cerca de mil (1.000) almoços nos dois domingos de Festa e mais de três mil (3.000) cafés coloniais ao longo dos seis dias, nessa quantia foram consumidos cerca de 350kg de polenta. Além da gastronomia, o público marcou presença no encontro de carros antigos, registrando 367 veículos expostos e nas atividades esportivas como as olimpíadas da colônia que reuniram cerca de 60 participantes e o campeonato de vôlei que reuniu 80 jogadores.

      O desfile típico, contabilizou 60 carros entre eles diversos veículos utilizados para a lida no campo como tratores, tobatas e caminhões. Ao fim do evento foram distribuídos cerca de uma tonelada de frutas e verduras para os visitantes.

      A Festa do Agricultor é um evento gratuito realizado pela SAFAS (Sociedade Amigos de Fazenda Souza) e realizado por meio de apoiadores, patrocinadores e expositores.

     Destaca-se que a entrada para o parque de exposição, shows e desfiles é gratuita.

 

  fotos  

 
A CORTE
DESFILE TÍPICO
DESFILE TÍPICO
DESFILE TÍPICO
CAFÉ DA COLÔNIA
PARQUE DE EXPOSIÇÃO
SHOW
TEATRO
TEATRO
ENCONTRO DE FUSCAS
ENCONTRO DE FUSCAS
OLIMPÍADAS DA COLÔNIA
 

  Contatos  

Fazenda Souza - Caxias do Sul | RS

54 98142.0805 - 54 98112.9098

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Instagram

©2020 Festa do Agricultor         PRODUZIDO POR:

FOTOS:

TEATRO

Grupo Teatral: Miseri Coloni com a peça In Osteria. 06.08.2016